sexta-feira

Cartas para a minha filha...

O teu pai

A mãe não sabe o futuro, nem ninguém. Nunca te deixes levar a acreditar em fantasmas, bruxas e maldições- não existe filha, são formas de mentes fracas buscarem respostas para situações infelizes! Nós fazemos a nossa sorte ou azar, as nossas escolhas! 
Como estava a dizer, não sei se no futuro, que é já amanhã, continuarei feliz com o teu pai. Os dias mudam, as estações; os anos e às vezes somos apanhados desprevenidos por um novo amor; pelo cansaço de uma vida a dois; por desconhecermos as atitudes de quem amamos ou apenas porque deixámos de amar. Assim sendo, e tendo em conta o presente, eu e o pai somos felizes. Já fomos menos; já fomos mais (???)...se calhar! Somos estáveis e amámo-nos e isso é a única certeza que sei hoje sobre nós. No momento em que tens 10 meses, eu o pai somos felizes, há romance, novidade e completámo-nos.
O teu pai sempre foi um bom namorado, fiel e dedicado. Demorei largos anos a entender que a falta de palavras e sorrisos não eram falta de amor, mas sim feitio. Que por detrás da casmurrice, é um coração mole; um ciumento e a generosidade em pessoa. Não sei se contigo será assim, de poucas palavras; sério e com ar de mau. Ahahahah não te fies, derretes-lhe o coração e sei que quando fores adolescente ficará em pânico por os meninos te poderem beijar, de língua...ohhhhhhh! O teu pai é um bocado cabeça no ar; muitas vezes terás de repetir 30x a mesma coisa para ele ouvir Mesmo, ai de ti que te aproveites disso para lhe pedir coisas. Vais perceber que ele ladra mas não morde, mas tem limites muito definidos para o que permite ou não. Se lhe traires a confiança estás feita menina! Recomendo sempre a verdade! És teimosa como ele, se não queres fazer uma coisa, não vale a pena, nem com as maiores chantagens do mundo, ora o pai dá-me ideia que vai ser mais fácil de conseguires manobrar ou não fosses tu a menina do seu coração! Não sei o futuro, mas quero que saibas sempre dar valor ao pai que tens; nunca lhe negues ajuda; nunca tenhas vergonha dele; nunca lhe mintas; nunca o oprimas; nunca lhe chames burro/estúpido e essas coisas parvas dos adolescentes que partem o coração aos pais. Lembra-te que o pai já foi jovem e fez todos os disparates que tu farás, por isso se precisares de ajuda, quem melhor para recorrer do que quem já passou pelo mesmo?
E se fores lésbica, bi, hetero ou quiseres mudar de nome/sexo, o pai vai-te aceitar ou pelo para o pai isso não interessa nada, só importa que sejas feliz. Se quiseres tatuar o corpo, o pai deixa-te, eu dou-te um sermão desmotivador. Se quiseres andar vestida de preto e ouvir metal; o pai acompanha-te e eu vou passear para o jardim. Se tiveres dificuldade em Matemática, eu fujo, o pai explica-te devagarinho até entenderes. Quando a tabaco, fala comigo primeiro e eu digo ao pai, palavra de escuteiro!
Só mais uma coisa do pai, ele sabe muita coisa, mas demora muito tempo a ir do ponto a-b, vais ter de ter uma paciência de santa, já imagino, o sermão que ele te dará quando souber que experimentaste fumar. Nunca mais o voltarás a fazer, porque vais ter gravado cada palavrinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário