sexta-feira

Carta para a minha filha...

Filha andei a pensar uns tempos se o faria ou não, escrever-te cartas, conselhos para o futuro. Pode ser um pouco macabro e daqui a 30 anos estarmos a duas a rir-nos disto, mas também pode acontecer que eu hoje no banho escorregue bata com a cabeça e ... nunca te direi tanta coisa. Assim acho melhor fazer-te estar cartas, caso eu tenho uma vida curta. 

O mais importante que tens de te lembrar sempre é que TU ÉS A PESSOA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO, vens primeiro que os teus pais, namorado, amigos, marido, filhos. Se tu não estiveres bem, feliz.. tudo o resto descamba. Não se consegue fazer alguém feliz, se somos pessoas revoltadas, amarguradas, insatisfeitas. Outra coisa que quero que saibas é que o dinheiro não traz felicidade, é cliché, mas a pura verdade. Os ricos são mais complicados; mais sem tempo; mais sem descanso; mais sonolentos; mais velhos; mais esganados e nas casas dos ricos come-se sempre pouco. Nunca tive muito, nem em criança nem agora com 30 anos e meio, mas sempre fui muito feliz. Acho que sei dar valor ao que é importante, tenho as minhas prioridades muito bem definidas. Define bem as tuas; aconselho-te a amares muito, pode não ser alguém, pode ser algo. Eu adoro ler, como deves perceber pela biblioteca que te deixo de herança; estima cada livro, foi difícil pagá-los e sempre os amei e, sempre desejei que fossem para ti um dia Adelaide! Quando saires à rua com as lágrimas agarradas ao coração e que teimem em sair, inspira, olha para o céu, atenta nos sons à tua volta; procura bem, vais ver qualquer coisa que te despertará um sorriso? Conseguiste? Fácil, estás viva e o ar refresca-te; o sol queima-te; o vento gela-te; a chuva molha-te; uma formiga apressada. Ser feliz é isto filha, apreciar o pequeno e saber o quanto o pequeno engana e é grande, neste caso, a natureza com os seus fenómenos e animais. Nunca desprezes a natureza nem faças mal aos animais. Um bom coração arruma-se da formiga que transporta um grão de arroz. Vou-te criar para saberes cuidar dos teus pais; estimares os teus avós; prezares os teus amigos e prezar os teus bens. Com os mais velhos deve-se sempre perguntar se querem ajuda, sem sentimento de pena; tiveram uma vida longa, só precisam de uma ajudinha para o resto do caminho! Ninguém dura para sempre filha e isso é muito triste, há medida que os anos passam verás que essa certeza te fará chorar, porque vais amar muitas pessoas e não saberás acreditar que serás capaz de sobreviver feliz sem elas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário