terça-feira

Cartas para a minha filha

O amor

Meu amor não está nas minhas mãos impedir que sofras. Vais-te apaixonar e vais ter o coração partido e tudo isso é uma sorte. Amar é o melhor que há no mundo. Desde que nasceste que soubeste o que é amar e ser amada. Coube a nós, teus pais, fazer-te sentir esse magnífica sensação. E os teus olhos dizem-nos que somos bem sucedidos! Mas não falo deste amor incondicional que há entre pais e filhos. Falo do amor que sentirás por um homem, uma mulher. 

Deverás apaixonar-te pela primeira vez ainda adolescente. Vais passar horas acordada a sorrir no escuro, lembrando o teu primeiro beijo; vais tocar os teus lábios em busca do que sentiste ao ser beijada. Vais passear de coração cheio e vaidosa pelas ruas de mãos dadas sem te lembrares que há mais pessoas no mundo. Quando te apaixonares, vai-te parecer que tudo fica melhor. E fica filha. Um dia de chuva faz lembrar beijos molhados! No intervalo da escola vais querer mostrar ao mundo que estás feliz com aquela pessoa; se ainda existirem telemóveis irás vibrar de cada vez que recebes uma msg e todas têm máxima prioridade. Serás capaz de estar todos os segundos com o teu amor e sempre com um sorriso parvo colado na face. Quando por algum motivo terminarem, seja a bem ou a mal, vais chorar. E prepara-te toda a vida vais pensar que esse alguém, esse amor (não falo de amores de uma semana, mas sim amores de meses) podia ter sido o tal. Sempre que na tua vida vires essa pessoa vais-te lembrar do que viveram, espero que só vivas coisas boas, para sorrires ao veres amores passados!

Vais adorar amar. Se saíres à mãe vais amar muito e serás muito feliz. Amei algumas pessoas, sempre achei que de verdade mas depois aprendemos que as verdades mudam com o tempo. A mãe aprendeu que a idade nos traz o juízo para saber quem amar e que batalhas queremos lutar. A mãe e o pai sempre lutaram pelo seu amor até ao fim, nunca desistimos de nós. Se fores como o teu pai, o amor é um sentimento único e só alguns terão direito a ele. O pai ama para sempre, ama com todas as suas forças. 

Como desejo que ames e sejas amada? Com todas as tuas forças. Cada amor, cada paixão devem ser vividas como as mais importantes, ninguém prevê o futuro por isso devemos nos empenhar quando gostámos de alguém. Quem te trata mal nem que seja por breves momentos não é nesse momento nem daí a 100 anos digno de ti. O amor, a paixão, não oprime, não te tenta mudar; não pede sem dar; não dá e pede em troca. Há sempre quem dê mais; quem ame mais; quem pense que se esforça mais; quem atura mais; quem faz mais. É assim em tudo na vida, no amor; na escola; no trabalho. Somos todos diferentes. Encontra uma paixão que te faça rir às gargalhadas; ao pé de quem não consigas estar triste; que te queira ver sempre feliz. É uma boa paixão aquela que te dá o teu espaço sem te chantagear por isso; sem pedir satisfações. 

Quando te apaixonares pela 1x dificilmente será para sempre esse amor. É um amor especial, nunca mais irás sentir tanta dúvida, incerteza, felicidade. Vais pensar: será que beijei bem?será que ele gosta mesmo de mim? Filha é lindo o amor, apaixona-te! O pai e a mãe estão aqui para te ajudar quando perceberes que afinal ainda não era o tal. Na tua 2ª paixão e por aí fora vais ganhando calo, vais aperfeiçoando o modo de beijar; a tua auto-estima; terás menos dúvidas, vais conseguir levar muitos corações à loucura. Tens uns olhos que dizem tudo, quero estar cá para assistir atrás da porta!

Sem comentários:

Enviar um comentário