terça-feira

19 de Dezembro de 2013 a 7 de Janeiro de 2014

Dia 19 rumámos ao norte para passar o teu primeiro Natal com os avós e família materna. Temíamos que estranhasses as pessoas e que não dormisses por não conheceres o quarto. Ora acertámos na primeira parte apenas e felizmente. A viagem correu sem confusões, saímos de Lisboa após o almoço que foi num restaurante com a avó Zé e R. Comeste pela primeira vez a sopa e respectiva fruta fora de casa, numa daquelas cadeiras de bebé que se põe nas mesas. Também comeste pela 1x sopa esmagada em vez de triturada e,  fria em vez de quente. Foi tudo sem reclamações! Pelo caminho mamaste e comeste a fruta na área de serviço. Chegámos a Arcozelo perto das 18:30 de dia 19.

De dia 20 a dia 22/23 estranhaste imenso os avós. Só querias os pais e até houve uma altura que só me quiseste a mim (fiquei babada, o pai triste!). A cama ser outra e o quarto outro não te fez qualquer diferença, dormiste a noite toda e na maioria dos dias que lá passámos acordaste às 8h em vez das habituais 7h. Optámos por só te dar banho dia sim, dia não pois o chuveiro dos avós é terrível para temperar a água e a casa um gelo, também não te fez alterações esta mudança na rotina, que entretanto continuamos já em Lisboa, pois está frio e andámos cansados.

Penso que foi dia 23 que os tios C. e A. nos foram visitar e não estranhaste nadinha, o tio A. pegou-te ao colo esteve quase sempre na macacada contigo e tu na boa, foi uma novidade, pois até aí toda a gente que o tentava fazer levava com um berreiro em cima. O tio A. estava no sofá sentado em frente à mãe e pusemo-nos a passar-te a caminhar de um para o outro e pela primeira vez começaste a dobrar os joelhos e dar passinhos por ti, sem a gente te arrastar os pés. Desde então foi o nosso passatempo quer nas férias, quer agora. Ajudar-te a caminhar e tu adoras esta nova habilidade, és um amor a dobrar os joelhos e ficas super feliz quando te aplaudimos ou congratulamos pelo feito.

Depois de dia 23 já raramente estranhaste colos, deves ter estado no colo de umas 20 pessoas pelo menos, a maioria constipada. Felizmente não ficaste doente, nem te fez mal estar ao aquecedor/lareira e vir para o exterior. 

Foi no norte que aprendeste a dizer Adeus/Olá/Xau, abanando a mãozita, especialmente quando te mudavámos a fralda, houve um dia que passaste pelo menos uns 5 minutos a fazê-lo a nós a repetir -Olá! 

Demos alguns passeios e portastes-te lindamente. Adoras passear, foste dia 30/12/2013 pela primeira vez à feira de Espinho, no marsúpio com o pai. Foste o sucesso dos feirantes, o pai até comprou um casaco mais barato parece-me porque deixei o feirante andar contigo ao colo (ainda que por dentro me tenha feito confusão que um estranho te pegasse, coisas de mãe...).

Os avós e restante família acharam-te muito bonita, pois de facto és, sem dúvida alguma. No Natal recebeste imensas prendas, que ficaram no norte porque não tínhamos espaço no carro para as trazer e, deste modo os avós têm uma belíssima desculpa para te vir visitar brevemente. Abriste os presentes dia 25 pela manhã, deviam ser umas 8h, estava o pai, mão, avó e avô. A avó ajudou-te e estava mais entusiasmada que tu. Eu fotografei cada prenda e o pai filmou o processo. Quando chegámos a Lisboa tinhas mais prendas no sapatinho e continuamos a saga. De tudo o que recebeste de brinquedos só abrimos 3, um peixe que traz bichinhos agarrados para o alimentarmos- B.; um conjunto de guizos (?)- J. e um comboio - vô Jorge. Os restantes são para mais de 12 meses por isso ficam guardados. Recebeste dois lindos pianos, da tia D. e o dos avós maternos é da Pepa, como fiquei feliz, gosto tanto dos brinquedos da Pepa. Os tios C. e A. deram-te 2 livros que amei, já te li ambas as histórias e são tão bonitos. Tenho de tirar fotos às prendas e colocar aqui... para mais tarde recordar!!! O que mais gostaste das prendas foi de comer os lacinhos!

Na noite de passagem de Ano, dormiste em casa da tia E. e do tio M. e não estranhaste, ficaste na alcofa bem apertadinha, pois já estás grande e dormiste à mesma. Acordaste às 2:30 quando viemos embora. Choraste um bocadinho, mamaste e voltaste a dormir. Foi a última vez que usámos a alcofa.

Nas férias estiveste com o primo J. com 6 meses e a primeira coisa que lhe fizeste foi um miminho na cara, que amor. Tentámos tirar fotos dos primos juntos mas foi uma tarefa ingrata. Fomos a casa da tia R. e do tio A. lanchar e tu ficaste logo feliz a brincar com as coisas do primo. Também visitámos a bebé da C. e do L., a F., tem tanto cabelo, tão bonita, nos seus quase 3 meses. Não lhe ligaste nada, mas adoraste o G. e estiveste de pé na mesinha da sala deles a brincar com os carrinhos dele toda feliz. Onde quer que a gente vá e haja comida tu também queres, especialmente pão.

A tua evolução do fim dos 7 meses até ao momento foi fantástica. Começaste a dizer -Olá- (quando queres!), já dás passinhos agarrada a nós sem problemas, ficas segura de pé sem cair, sentaste lindamente sem mãos e falas, falas, falas. Para quem não abria a boca e só dava uns gritinhos, agora és uma faladora. Há dias que tenho de berrar ao tlm para que me ouçam tal o barulho que fazes. Aprendeste a atirar coisas para o chão, já não pões tudo directamente na boca e parece-me que já dizes mamã. Pelo menos já o ouvimos algumas vezes, mas podes ser apenas tu a juntar sílabas. Reconheces algumas palavras como - não, leão, elefante, mamã, papá, vovó, vovô, Lai, fralda, gotinha, bolacha, pão, água, sumo, panda, história, cama, marotice, macaca, cucu, ursinho. Consegues beber a água de cozer a pêra sem virar uma gota que seja, logo quando te molhas a beber água é porque não te cheira! Tens comido imensas bolachas; feito algumas sonecas longas, de manhã e após almoço e o pior de tudo não queres estar um segundo sozinha. No norte tinhas sempre alguém a brincar contigo, a dar-te colo. Desde que estamos em Lisboa, nem um xixi posso ir fazer sem que sintas que fugi e choras, choras. Dia 3 aprendeste a soprar, então passas os dias a soprar e achas piada quando te sopro também. Só te entretens uns 2 minutos com cada brinquedo e ficas logo saturada. Estás esperta, feliz e chorona, queres-me contigo. Não queres estar deitada e preferes estar sentada e a caminhar. Ainda não gatinhas nem dás qualquer sinal que o venhas a fazer, sempre que te viras de barriga para baixo, choras até que te voltemos a sentar ou levantar. Ainda só tens os dois dentinhos de baixo. O teu intestino continua uma máquina certinha diariamente. 

Dia 3 fomos ao Dolce Vita Tejo à Primark e à Zara e fizemos-te a colecção de Inverno, só ficou a faltar comprar sapatos e casacos, pois agora que queres andar é importante teres bom apoio. Foi a primeira vez que te comprámos tanta coisa nova: pijamas, meias, bodys, camisolas, calças e um vestido. Também encontrámos a tal colher da papa xpto que o pai queria mas ainda não usámos. Nas férias também te comprei um acessório para comeres fruta/legumes aos pedaços sem te engasgares, adoraste. As coisas para bebé xpto são caras e percebemos que não passam de uma ilusão, temos de ser mais racionais! Também comprámos um novo intercomunicador, pois o outro avariou no norte, mas fomos devolvê-lo, era chinês! Agora temos um vale para gastar na BebéConfort, ainda não percebemos em quê, talvez te compremos já a cadeira para o carro, o ovo só dá até teres 15kg.

O teu é o rosa, é uma chatice para lavar a rede!

                                           A tua é vermelha, ainda não usámos!Só leva 80ml e tu comes quase 300!

Sem comentários:

Enviar um comentário