segunda-feira

Novidades e histórias

Até aos 4 meses e meio a tua hora de dormir era por essas 22h, mamavas às 21h, arrotavas e depois história e cama. A partir do momento que começaste a comer sólidos já não fazia sentido manter-te acordada até tão tarde. Neste momento comes a papa às 19h, tomas banho, história e cama. Por essas 20h e pouco já ressonas. E estas duas últimas noites para grande espanto e felicidade minha não acordaste para mamar durante a noite. Os teus horários são 20h-7h, mas por volta da 1:30 ou das 3:30 lá mamavas, agora ontem e hoje foi seguidinho! Acordas a horas de dar beijinho de bom dia ao pai! Esperemos que tenhas os sonos já em dia e faças sempre estes horários.

Desde que fizeste um mês que te contámos uma história, eu em português sempre os mesmos livros, o pai em inglês, sempre os mesmos livros. Ora agora que já estás mais mexida e sacana tentas erguer-te do berço para alcançar o livro, então desde sexta (1/11/2013), deixo-te segurar o livro todo o tempo, porque senão passas o tempo a fazer abdominais para o alcançar e após a papa receio que vomites. Ao início procuravas pôr o livro na boca, ontem já só quiseste segurá-lo e tocar nas imagens.

Ontem, 3/11/2013, durante a tarde adormeceste por 2x no sofá enquanto estavas deitada no meu colo a ver tv. Até hoje só tinhas adormecido no meu colo a mamar, portanto foi bom ter-te ali a dormir em cima de mim, ambas quentinhas com a manta. O pai tirou uma foto, pois foi um momento único. O pior foi mesmo o estar ali sem mexer um músculo todo o tempo e a amparar-te braços e cabeça para dormires descansada.

Aprendeste que os objectos têm som, então andas numa fase de bater com os guizos e afins em todo o lado, sendo a tua cabeça um desses locais. Quando te bates ficas parada uns segundos mas não choras. Também gostas de atirar coisas para o chão.

Já te consegues aguentar sentada assim meia curvada para a frente imenso tempo sem cair para os lados e, se cais para a frente já consegues tirar os pés e braços debaixo de ti e pôr-te em posição de bruços. Nem sempre o fazes, mas quando te motivamos a tal, consegues e não choras nem te atrapalhas. Sábado, 2/11/2013 foi a primeira vez que o fizeste no sofá. Para já não procuras arrastar-te, mas já te dobras e esticas toda para alcançar um objecto do teu interesse, principalmente o comando da tv.

Adoras que a mãe imite os sons dos animais, principalmente o da vaca.
Quando te mudo a fralda procuras agarrar o meu braço esquerdo e quando tento tira-lo ou olho para ti, ris-te porque sabes que é uma marotice.

Ao comer continuas a entrar em histerismo se de uma colher para outra leva mais que um centésimo de segundo, és uma esfomeada. A água às refeições custa-te a beber, deitas mais de metade fora, apesar de gostares muito de segurar o copinho. Fora das refeições é uma chatice dar-te água, primeiro porque mexe com o leite e vomitas; depois porque te molhas toda. 
Ao comer já queres segurar a colher e o prato, e agora já não posso pousar a tacinha na cadeira porque consegues alcançá-la e sábado ias virando a sopa toda. Solução, passas a refeição a ajudar-me a segurar a taça e a colher, o que dá como resultado umas mãos cheias de gordura e mangas sujas.


Sem comentários:

Enviar um comentário